Wagner Miranda, o bombeiro nadador campeão mundial

Wagner Miranda, o bombeiro nadador campeão mundial

Determinação! Essa é uma das palavras que define o atleta militar 3º Sargento PM Wagner Miranda. Sua paixão pelo esporte surgiu aos 8 anos de idade quando começou a treinar suas primeiras braçadas em um clube da cidade de Suzano. Foi nessa época que nasceu o espírito esportivo do atleta, que chegou a participar de vários campeonatos regionais, isso tudo até completar 15 anos. Logo após esse período de treinos e competições, ficou um bom tempo parado voltando a treinar apenas em 1994 quando entrou para o Corpo de Bombeiros.

 

Foi no 1º Grupamento de Bombeiros da Capital que Miranda descobriu a sua verdadeira paixão pelo esporte. “Comecei a participar das olimpíadas que eram voltadas ao dia a dia do bombeiro, e isso fez com que eu melhorasse o meu preparo físico. Participava de tudo. Na época, foi excelente para aprimorar o meu condicionamento ao atender as ocorrências”, contou o atleta. Mas foi somente em 2011 que o Sargento voltou com intensidade aos treinamentos, e assim no ano seguinte (2012) começou a participar do Circuito de Águas Abertas, alcançando ali a sua primeira medalha de ouro.

 

“De 2012 a 2020 fui sete vezes campeão do Circuito na minha categoria, que são relacionadas por idade, somente em 2013 que fui vice-campeão. Tenho um orgulho muito grande de representar o Corpo de Bombeiros nessas competições e quando subo ao pódio, ouvir o hino nacional é emocionante”, declara envaidecido nosso associado.

 

Wagner Miranda é 3º Sargento aposentado, atleta campeão mundial, latino-americano e líder na categoria 48+ no Circuito Paulista de Travessia Aquática. O circuito possui 10 etapas anuais e a primeira aconteceu em janeiro deste ano, no Cantão do Indaiá, em Bertioga, onde foi o primeiro colocado na categoria 48 a 54 anos. O atleta, além de competir individualmente, ainda tem fôlego para disputar esse circuito com a equipe do 17º Grupamento de Bombeiros, local no qual treina desde 2012.

 

“Nesse circuito, a minha equipe do 17° GB foi vice-campeã nos 3 km e campeã no 1 km. Nesse dia nadei um total de 4,4 km, isso somando a prova individual e em equipe. Foi cansativo, pois a correnteza estava forte, mas é como eu sempre falo, o importante é finalizar a prova”, conclui o sócio da AOPP todo orgulhoso das conquistas realizadas com o grupamento e pelo feito pessoal.

 

Perfil

Nascido e criado na região do Alto Tietê, Wagner Roberto da Silva de Miranda começou a nadar com 8 anos de idade e, ainda garoto, treinava nas equipes da cidade de Suzano. O 3º Sargento PM, hoje aposentado, ingressou no Corpo de Bombeiros no ano de 1994 onde trabalhou até 2011 no 1º Grupamento de Bombeiros (Centro SP); tendo sido transferido, no mesmo ano, para o 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes, onde seguiu até sua aposentadoria em abril de 2016.

 

Sua trajetória no esporte começa oficialmente em 2012, quando participou do Circuito Paulista de Travessia Aquática, sendo o campeão do ano. Em 2015, ficou em 3º lugar no Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros que aconteceu em Washington, nos EUA. No ano seguinte participou dos Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros, sediado na Argentina, e conquistou 6 medalhas: uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Já em 2017, nos Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros em Los Angeles, Miranda levou para casa a medalha de bronze nas duas provas de natação que participou, 3.200m e 1.500m. No ano de 2019, o atleta foi ao México participar dos Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros e trouxe para casa quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

 

Matéria originalmente publicada na edição 26 da Revista AOPP – Leia outras matérias aqui