Outubro Rosa: AOPP reforça importância da prevenção

Outubro Rosa Previna se contra o cancer de mama

Outubro Rosa: AOPP reforça importância da prevenção

No mês do Outubro Rosa, a Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar do Estado de São Paulo (AOPP) destaca a importância da prevenção contra o câncer de mama. Você sabia que existe vários tipos de câncer de mama? Sim. Você sabia que há tratamento para câncer de mama, e que o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)? Sim. E você, mulher, sabe identificar os sintomas e sinais de anormalidade nas mamas? Não?

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos. Descobriu algum destes sintomas? Vá ao médico imediatamente.

Quanto à prevenção, o Ministério da Saúde divulgou que “cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: prática de exercícios físicos, boa alimentação, manter o peso, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, e amamentar.

Sobre a causa, ainda não há uma descoberta. O importante é se prevenir visitando periodicamente o médico e realizar os exames necessários para cuidar da sua saúde. Para a AOPP, sua saúde é você, e os associados da AOPP podem contar com a sua rede médica conveniada. Vamos cuidar da sua saúde? Ligue para (11) 2312-6996 e (11) 2312-5451.

Já conhece a revista virtual da AOPP?