Mulher: Polícia Militar de SP tem primeira mulher no comando dos helicópteros Águia

Mulher: Polícia Militar de SP tem primeira mulher no comando dos helicópteros Águia

A recém-promovida a comandante entrou na Polícia Militar há 14 anos e desde 2013 já era piloto na base de Presidente Prudente

 

A 1º Tenente PM Mayara Roberta Mieko Tanaka de Moraes, 31 anos, no dia 26 de junho deste ano, tornou-se a primeira mulher a assumir o comando de aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAvPM). Para assumir o posto de comandante, Mayara cumpriu com êxito uma série de treinamentos e testes relacionados ao comando de voo e a tomada de decisões, fundamentais para a função. Em 35 anos de existência, o Comando de Aviação da PM paulista nunca teve uma mulher no posto. “Uma mulher ocupar a posição de comandante ainda é motivo de estranhamento. Sou muito grata pelo reconhecimento de todos, mas desejo que no futuro uma mulher que escolha ser comandante, piloto, diretora, motorista ou jogadora de futebol não seja motivo de comemoração pelo fato de ser mulher, mas porque, assim como os demais, trabalhou, se dedicou e conquistou aquilo que desejava”, afirmou Tanaka, celebrando sua promoção.

 

TRAJETÓRIA

Filha de policial, a recém-promovida a comandante ingressou na Polícia Militar em 2005 na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Ao se formar, no ano de 2008, a Tenente passou a trabalhar no 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Presidente Prudente. Sua história no Comando de Aviação (CavPM) teve início em 2013, quando ingressou no Grupamento Aéreo da PM de São Paulo e passou a participar de missões como copiloto para adquirir experiência. A oficial participou do seu primeiro salvamento à frente do helicóptero Águia – dois dias após assumir o posto de comandante – em um acidente de trânsito na marginal Tietê. Um motociclista que bateu em um caminhão foi socorrido ao Hospital das Clínicas.Reverenciando o papel da mulher, a Revista AOPP criou uma editoria que mostrará a presença feminina no efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

Saiba mais sobre a história da Tenente Mayara na edição impressa da Revista AOPP.