Governo de SP autoriza abertura de concurso para 5,4 mil novos soldados na Polícia Militar

Governo de SP autoriza abertura de concurso para 5,4 mil novos soldados na Polícia Militar

Governo de SP autoriza abertura de concurso para 5,4 mil novos soldados na Polícia Militar

Serão realizados dois editais, em maio e novembro do ano que vem, com 2.700 vagas cada

O governador João Doria autorizou, nesta sexta-feira (29), a abertura de concursos para a contratação de 5,4 mil soldados de 2ª classe para a Polícia Militar. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). “A Polícia Militar de São Paulo é reconhecida, historicamente, como a melhor do país e aguardava ansiosamente pela oportunidade de fazer a convocação destes futuros soldados”, afirmou o governador.

 

O objetivo é programar a reposição do efetivo por meio de um planejamento dos próximos anos. Foram autorizados dois concursos para selecionar 2.700 soldados cada, previstos para maio e novembro de 2020.

 

O soldado atua diretamente nas ruas, nos diversos programas de patrulhamento preventivo e ostensivo. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adicional de insalubridade (R$ 691,64).

 

Sobre o curso de formação

A formação do soldado no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados (ESSd), tem um ano de duração com mais de 1.500 horas de aulas.

São 49 disciplinas dos módulos básico e específico, entre elas Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária. “O treinamento é levado muito a sério dentro da PM em todas as escolas de formação, na pós-graduação e também nos mais de 300 estágios continuados de aperfeiçoamento que ela promove”, afirmou o coronel Camilo, Secretário-Executivo da Polícia Militar.

 

Reforço no efetivo

No dia 15 março o Governo anunciou a nomeação de 590 soldados de 2° classe remanescentes de concurso anterior. Ainda há concursos em andamento para o preenchimento de 5,4 mil para soldados e 270 para alunos-oficiais.

 

Descubra aqui como a AOPP pode ajudar você junto ao ingresso na PM de São Paulo

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública