A sua saúde começa aqui, pela boca

A sua saude começa aqui pela boca

A sua saúde começa aqui, pela boca

Saúde bucal é o resultado do bem estar físico, mental e social decorrente de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva.

 

Hoje no Brasil, as principais doenças de saúde bucal estão associadas às cáries, doenças periodontais (de gengiva); perdas precoces de dentes e dores orofaciais. Importante destacar que muitas doenças sistêmicas podem ter origem ou serem agravadas por infecções na boca. Esta definição sobre saúde bucal foi feita pelo Chefe do Centro Odontológico da Polícia Militar de São Paulo, Tenente Coronel Dent PM, José Carlos Lago.

 

De acordo com ele, a quantidade e qualidade de informação que os policiais militares da ativa e reserva possuem é bem diferenciada em relação à sociedade em geral, constatado pela procura que vai além dos casos mencionados anteriormente, para atendimentos estéticos e funcionais. “Dessa forma existe uma valorização de nosso trabalho e de nossa Unidade de Saúde Centenária”, completou.

 

Questionado sobre a média de atendimento mensal no Centro Odontológico, o oficial calculou que compreendendo a Policlínica e as Unidades Integradas de Saúde (UIS) na capital, interior e região metropolitana é de 14 mil assistências, envolvendo tratamento restaurador, endodôntico (canal), periodontal (gengiva), lesões de boca, ortodontia (aparelho), prótese, implante, cirurgia oral ambulatorial e hospitalar, exames de admissão, inspeção e perícias. “Vale destacar que com a nomeação dos 39 Oficiais Dentistas, que irão preencher as vagas em claro, esta produtividade irá aumentar ainda mais assegurando o acolhimento humanizado aos nossos policiais militares”, disse.

 

CUIDADOS

Existem três linhas importantes que devem ser consideradas: o acesso aos profissionais de saúde, que deve ser imprescindível no momento dos exames anuais de saúde, onde se detecta precocemente as doenças com oportunidade do tratamento adequado; a parte educativa, que envolve conhecimento e a auto percepção de saúde; a parte de prevenção, através de ferramentas como higiene bucal e o benefício proveniente dos sistemas de fluoretação nas águas de abastecimento público.

 

“O Centro Odontológico da PMESP, através das UIS e da Policlínica é a extensão da casa de nossos policiais militares, contamos com recursos e equipe de excelentes profissionais de saúde preparados e atentos às necessidades e suporte para manutenção dos nossos guardiões da Lei e Paulistas”, concluiu.

 

A reportagem está publicada na edição 20 da Revista AOPP.